FOR PET - Pet Shop, Banho e Tosa e tudo para seu pet - São Caetano do Sul, SP

atendimento@forpetsaocaetano.com.br(11) 2629-3834 | (11) 99419-9000

FOR PET SÃO CAETANO

A otite em cães

A otite consiste em uma inflamação por causa fúngica ou bacteriana no conduto auditivo dos cães.

Quarta, 27 de maio de 2020


Por Dra. Bianca Pechinin

Uma das maiores causas da procura do veterinário é a Otite. A otite consiste em uma inflamação por causa fúngica ou bacteriana no conduto auditivo, a sintomatologia inicial consiste em vermelhidão no canal auditivo e até nas orelhas, coceira, chacoalhar da cabeça, odor fétido, dor e em casos mais graves, secreção purulenta.

As vezes o cliente chega com o animal com a simples queixa de que não aguenta mais dar banho e o animal continuar “fedidinho”.

A otite pode ser causada por ectoparasitas, processos alérgicos, seborreia, doenças autoimune, excesso de umidade no conduto e pré disposição de algumas raças (cocker, poodle, labrador, lhasa-apso, shit-zu, golden, basset hound).

É importante que o conduto auditivo do animal seja higienizado periodicamente para evitar o desenvolvimento da doença, no entanto outro cuidado importante para ser tomado é a proteção dos ouvidos durante o banho, deve ser colocado algodão nos 2 condutos, de preferência algodão parafinado, se houver pêlos em excesso, devem ser aparados, sempre utilizar produtos próprios para a higienização, álcool, vinagre ou qualquer outra substância pode irritar e piorar o quadro, animais que gostam de entrar em piscinas, mares e rios, devem ter seus condutos secos após a atividade.

Um erro muito comum e que dificulta o tratamento da otite é o proprietário medicar por conta própria o animal, por vezes usar a medicação errada, aplicar a quantidade em excesso ou insuficiente, não respeitar os dias necessários para o tratamento. Para cada tipo de otite existe um tratamento e isso quem irá te orientar é o médico veterinário que ira solicitar um exame de cultura e antibiograma quando julgar necessário.


TAGS desta postagem

voltar