Vai viajar? Veja as opções de cuidados com os pets

Com as festas de final de ano muita gente vai viajar e não vai levar os animais. Entre as opções para o bem-estar dos bichos estão o hotel e o pet sitter.

Segunda, 18 de dezembro de 2023


Quem pode viajar nos feriados de Natal e Ano Novo sabe como o planejamento é importante. Ele ajuda a encontrar os melhores preços e também a ter tranquilidade para curtir os dias de folga. Para quem tem animais de estimação, o planejamento é indispensável pois, dependendo do destino, nem sempre é possível levar os animais. Neste caso, o ideal é o tutor encontrar uma solução para os cuidados diários necessários para cães e gatos.

Os cachorros, sempre que possível, podem acompanhar os tutores ou irem para alguma hospedagem de animais. Já os gatos não devem sair do ambiente em que estão acostumados. “Gatos não saem de casa. O ato da viagem é sempre estressante, qualquer coisa que quebre rotina é estressante. Só se [o gato] estiver habituado a sair. Desaconselhável e pode trazer problemas de saúde. Para os felinos quanto menos sair da rotina melhor.” O veterinário Diego Arantes explica que se os cães têm o hábito de conviver com o tutor e se o hotel aceita animais, o melhor é levar o pet na viagem.

Para cachorros de porte maior ele aconselha a hospedagem em um hotel para animais. Quem vai levar o pet junto para um hotel, por exemplo, precisa ter atenção a algumas recomendações. “A primeira coisa é ver se o hotel aceita pet. Depois precisa estar com a carteira de vacinação em dia porque corre o risco do animal não se hospedar.”

Arantes destaca que se so tutores foram levar o animal na viagem e o traajeto for feito de carro alguns cuidados são necessários. “Deixar [o pet] de jejum pelo menos duas horas antes da partida para evitar vômito, fazer paradas para o animal fazer necessidades fisiológicas.”

Um atestado de saúde emitido por um veterinário é obrigatório para viagens de ônibus, avião, navio e também para hospedagem em hotel.

Fonte: G1

Desejamos Boas Festas a todos!


voltar