FOR PET - Pet Shop, Banho e Tosa e tudo para seu pet - São Caetano do Sul, SP

atendimento@forpetsaocaetano.com.br(11) 2629-3834

FOR PET SÃO CAETANO

Adoção Responsável

O que é posse responsável? É ter a guarda de um bichinho e não lhe deixar faltar nada. É zelar por sua saúde, sua alimentação, amor e segurança.

Sexta, 25 de outubro de 2019


Para adotar um animal é necessário fazê-lo com responsabilidade. Antes de adotar converse com toda a família e reflita sobre as perguntas abaixo:

Sua casa ou apartamento tem espaço suficiente para a espécie escolhida?
Ele é um ser vivo e sensível, não um produto que pode ser trocado ou jogado fora ao apresentar “problemas”. Se você mora em apartamento ou numa casa com um pátio pequeno, analise se você terá tempo e disponibilidade para passear com ele. Animais necessitam de exercício físico com regularidade.

Você está realmente disposto a manter e cuidar dele por toda a vida, sabendo que, quando estiver velho, terá problemas próprios de qualquer velhice?
Cães e gatos chegam a viver de 10 a 20 anos. Ao adotar um bichinho, você assume o compromisso de cuidá-lo e protegê-lo por todo esse tempo. Animais de estimação não são descartáveis, nem brinquedo. Devem ser sempre, parte da família.

Nas suas férias e períodos de ausência haverá pessoas para cuidar deste animal?
Se você e sua família costumam viajar para locais onde não possam levar animais, melhor não adotar, a não ser que possam deixá-los com amigos ou em hoteizinhos neste períodos. Repare que nos finais de ano e em julho, o número de animais nas ruas é muito maior. É que boa parte da população quer viajar e acaba soltando na rua. Isso é uma crueldade sem tamanho!

Você está disposto a arcar com as despesas de um animal?
Além de amor, alimentação e abrigo, ele vai precisar de vacinas (anualmente), vermífugos, anti-pulgas periodicamente e cirurgia de esterilização (castração), uma vez na vida. Sem falar que eventualmente seu bichinho poderá ficar doente. Esteja preparado para doenças e emergências veterinárias.

Ele ficará sozinho em casa por longos períodos?
Cães deixados presos latem, choram, ficam estressados e, com isso, podem acabar “aprontando” para se distrair. Animais sentem tristeza assim como os humanos e muitos sofrem de depressão. Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono, mas não é raro ver um gatinho filho único deprimido, com manias para chamar a atenção. Eles também precisam da sua presença, cuidados e afeto. Se você fica muito tempo fora de casa, pense em adotar dois animais para que eles possam fazer companhia um para o outro. Os gastos e o "trabalho" são praticamente os mesmos e eles poderão dormir e comer juntos, um fazendo companhia para o outro.

Tem pessoas alérgicas na família, motivo que possa ocasionar a rejeição ao animal? Está ciente de que maltratar animais é crime previsto na legislação federal? Você está disposto a lhe dar amor e atenção? Seu animal anterior morreu de doença contagiosa? Neste caso, espere antes de adotar outro, pois você poderá estar condenando seu animal de estimação à morte. Converse com o veterinário, antes de adotar um outro bichinho, principalmente se este for um filhote.
Existem muitos animais abandonados. Quem vai adotar um animal deve saber e ter consciência dos cuidados e gastos que vai despender com seu bichinho. Muitos dos cães e gatos abandonados e que sofrem pelas ruas, se encontram nessa condição devido à irresponsabilidade daqueles que se intitulavam “seus donos”. Por isso recomendamos, ADOTE, mas com muita responsabilidade!

Fonte: Amor Vira Lata


TAGS desta postagem

voltar